Importância da embalagem no e-commerce

No mercado de e-commerce, como em qualquer outro negócio, os responsáveis sabem da importância de todos os processos, e por isso, cuidam de cada fase para que tudo saia como o previsto. Os gestores passam um bom tempo definindo a melhor aparência para o site, sempre em busca de melhores resultados. Gastam também bastante tempo fazendo um plano de marketing, porém, de nada adianta tudo isso se a operação não for boa, e por isso, a preocupação com o tempo de entrega e como o produto chegará ao consumidor é ainda maior do que as duas citadas anteriormente. Os responsáveis pelo e-commerce sempre estão buscando a forma mais rápida de entregar o produto ao cliente. Porém, durante todo este processo há um item que tende a ser o mais fraco, e muitas vezes não recebe a atenção necessária: a embalagem do produto.

Uma embalagem pode representar uma grande diferença entre você e o seu concorrente, e não estou falando somente da aparência da embalagem, mas também da segurança, peso, e ergonomia que esta deve ter para que surpreenda o consumidor. Uma embalagem boa e atraente pode fazer com que o cliente volte a comprar na sua loja virtual.

Segundo um estudo realizado em 2011 por Jean-Pierre Lacroix sobre a importância da embalagem antes da compra, 64,9% dos consumidores de e-commerce veem como fator mais importante na hora de comprar o produto que o mesmo seja protegido durante o transporte.

Como deve ser a embalagem para produtos de e-commerce?

As lojas devem ter como prioridade a segurança de que o produto será entregue do mesmo modo com que foi embalado: em perfeito estado.

Para isso é importante que se tome alguns cuidados, como:

- Embalar corretamente o produto de acordo com sua necessidade. Embalar uma camiseta é diferente de embalar um sapato, um eletrônico, e qualquer outro produto;

- Ficar atento para que o produto não sofra nenhuma alteração ou deterioração resultante de mudanças climáticas durante o transporte;

- Estar sempre protegido qualquer que seja o meio de transporte: terrestre, marítimo ou aéreo;

- Proteger o produto para que não se altere devido ao tempo entre sair do armazém e chegar ao cliente final (principalmente alimentos);

- Proporcionar facilidade para armazenagem durante o transporte;

- Proporcionar agilidade durante o manuseio.

Utilizar a embalagem para branding

Adicionalmente, além de o produto ter que chegar em perfeita condição, a embalagem é responsável pela imagem da empresa e pela primeira impressão real que o consumidor irá ter de seu e-commerce.

No estudo realizado por Jean-Pierre Lacroix, também se concluiu que 32,9% dos compradores online consideram determinantes para a compra a possibilidade de poder ver a embalagem com que o produto será despachado. Isto com certeza passará mais segurança para o consumidor.

Apesar de não ser o foco principal em um e-commerce, a embalagem é um meio de se diferenciar dos concorrentes, e um ótimo jeito de fortalecer a marca e passar confiança aos consumidores. Além disso, uma embalagem bem feita poderá agilizar o processo de entrega, impressionar o consumidor, e gerar branding.

Por Henrique Candido