Girafa investe em campanhas de e-mail marketing com Virtual Target

Para aprimorar o contato com os consumidores, o Girafa, loja virtual de produtos eletroeletrônicos, investiu nos serviços da Virtual Target, sistema de envio e gestão de e-mail marketing da Serasa Experian Marketing Services.

A plataforma é responsável pelo envio de ofertas, confirmação de pedido, dados de compra, atualizações de rastreio, entre outros. “Após iniciarmos o trabalho com a Experian Virtual Target, conseguimos aumentar as taxas de abertura dos e-mails, melhoramos nossa reputação nos servidores, aprimoramos as estratégias de disparo, desenvolvemos novos layouts para resolvermos problemas na entrega dos e-mails, e tudo isso sem ‘estressar’ nossa base. Pelo contrário, diminuímos a frequência dos disparos e priorizamos a relevância dos e-mails”, relata Marcelo Volpe, CEO no Girafa Comércio Eletrônico.

Atualmente, os disparos do e-commerce são realizados de duas a três vezes por semana para uma base de 300 mil contatos. As ações são segmentadas de acordo com o perfil dos consumidores e histórico de compra, baseado nas informações disponibilizadas em relatórios fornecidos pela ferramenta com dados de vendas e acessos da loja virtual.

O Girafa chegou a registrar picos de 6% na taxa de abertura dos e-mails e, após uma nova estratégia estabelecida com a Virtual Target, o índice aumentou para 30%. A tendência é que os números aumentem ainda mais.

A loja virtual passou a utilizar réguas de relacionamento, que são e-mails automáticos com caráter transacional, de acordo com o comportamento do cliente ou ação no site. “Algumas réguas como aniversário, e-mail de boas vindas, inatividade, saudade e carrinho abandonado são muito fáceis de implementar. De acordo com estudo feito pela Cheetahmail, e-mails de carrinho abandonado possuem uma receita 20% maior que mensagens de ofertas padrões.  Já segundo a Forrester, menos de 8% de e-mails transacionais chegam na caixa de spam. São envios para gerar engajamento”, diz Marco Salvi, Head of Marketing & Client Services da Virtual Target

“É imensurável o que se pode agregar para a marca com estratégias bem definidas de e-mail marketing. Hoje o preço é apenas um detalhe. Em nossas comunicações, focamos em conteúdo sobre produtos, queremos que o cliente saiba os benefícios do que estamos ofertando e que muitas vezes não são explorados pelos concorrentes”, diz Rocha.

Na visão do executivo, para obter sucesso com as campanhas, é necessário um trabalho colaborativo entre uma boa ferramenta e dedicação humana. “Não basta contratar o serviço e achar que os resultados simplesmente surgirão, pelo contrário, é bastante arriscado não se dedicar a esta estratégia. Para que a plataforma de email marketing traga retorno, é imprescindível o fator humano. O Girafa soube entender esta realidade e sem o acompanhamento e orientação dos profissionais da Experian não teríamos obtido os bons resultados que conseguimos em 2012. Estamos a cada dia alinhando nossas estratégias, desenvolvendo novas ações e temos certeza que este é o caminho do sucesso”, finaliza.

Sobre a Virtual Target

Desenvolvida para prover relacionamentos por meio do marketing direto digital, a Virtual Target disponibiliza soluções e serviços de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

Sobre a Serasa Experian Marketing Services
A Unidade de Marketing Services da Serasa Experian oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico, e-mail marketing e marketing digital.

www.serasaexperian.com.br/marketingservices

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com


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