Google AdWords e concorrente desleal

Todos sabemos do poder do Google para geração de negócios e é cada vez mais imprescindível estar presente nos resultados das buscas deste gigante. O que ocorre é que não só você sabe disse, mas seus concorrentes também e é aí que mora o perigo.

Existem práticas questionáveis quanto a legalidade e os limites que devem existir entre a livre concorrência, ainda mais em se tratando de anúncios pagos no Google AdWords. Você sabia que seu concorrente pode estar utilizando do nome de sua empresa ou produto para aparecer em destaque nos links patrocinados? Como você é impactado com uma ação dessa?

Imagine que um internauta acesse o Google, digite a palavra Nokia e no resultado da busca apareça Samsung em local destacado nos links patrocinados, acima do link da própria Nokia. Com esse tipo de ação, seu concorrente pode começar a “roubar” (desviar) demanda de visitantes de seu site para o dele, e até vendas no caso de lojas virtuais, apoiado no valor e prestígio de sua marca. Isso pode causar um impacto incalculável à sua empresa.

Você sabia que esse tipo de situação é mais comum do que se imagina? Mas é correto? O que fazer?

Bom, o primeiro passo seria se proteger estando presente no AdWords comprando as palavras-chave de sua marca, pois se alguém procurar por sua marca, você também estará no resultado da busca em destaque. Apenas isso não impedirá que um concorrente desleal também compre estas mesmas palavras-chave.

Outra ação é estar constantemente monitorando os resultados de busca do Google com as palavras-chave de sua marca e quando detectar algum site concorrente utilizando-se dela, denuncie ao Google.

O Google tem políticas extremamente rígidas contra esse tipo de prática e costuma agir muito rápido para inibir tal ação, porém é fundamental que você fique sempre monitorando as palavras-chave e denuncie ao Google quando tal fato ocorrer.

Desta forma, esse tipo de anúncio de concorrentes será retirado do ar.

Você já passou por esse tipo de situação? Sua marca está sendo utilizada pelo seu concorrente?

Não deixe de fazer um teste! Pesquise sua marca no Google.

Comente neste artigo sobre este tema e se passou por situação semelhante.